Iniciativa realizada pela primeira vez em Portugal contou com 70 candidaturas de projetos nacionais

 

 

A Fundação MAPFRE lançou, pela primeira vez em Portugal, a iniciativa “Ajudas a Projetos Sociais 2020” com o objectivo de apoiar instituições de solidariedade social, atribuindo 24 mil euros às três entidades sociais vencedoras.

O Centro de Apoio ao Sem Abrigo, a Associação de Ajuda ao Recém-Nascido, ambas em Lisboa, e a Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Leiria, foram as três instituições mais votadas entre os 70 projetos candidatos, recebendo oito mil, nove e sete mil euros, respectivamente.

Segundo Luis Anula, CEO da MAPFRE, “esta iniciativa tem como principal objetivo promover oportunidades para o desenvolvimento social de pessoas em risco de exclusão social, através dos projetos de instituições sociais sem fins lucrativos em todo o território nacional”.

No projeto "Casa Amiga" do Centro de Apoio ao Sem Abrigo, o apoio da Fundação MAPFRE irá para a recolha e distribuição de alimentos, no combate ao desperdício alimentar; no projeto “Banco do Bebé”, da Associação de Ajuda ao Recém-Nascido, dirigido a figuras parentais frágeis, o apoio será na capacitação parental em farmácia, documentação, equipamentos de suporte e apoio à intervenção e, por último, na Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Leiria, no âmbito do projeto “Facilitar a autonomia através de novas tecnologias”, a intervenção ocorrerá na área de terapias alternativas individuais, reforço da atenção e apoio aos cuidadores.

À iniciativa “Ajudas a Projectos Sociais 2020” candidataram-se mais de 700 instituições em Portugal e Espanha, atribuindo o valor global de 240 mil euros em apoios nas áreas de Nutrição, Saúde, Educação, Emprego e Inclusão Social.

Projetos vencedores:

1 - CENTRO DE APOIO AO SEM ABRIGO, Lisboa

Projeto: “CASA Amiga”

A missão do projeto CASA é ajudar as famílias em risco de exclusão social através de ações de solidariedade, com foco na distribuição de alimentos, roupas, produtos de higiene e outros. A ajuda da Fundação MAPFRE baseia-se na gestão de doadores, recolha, organização e distribuição de alimentos.

2 - ASSOCIAÇÃO DE AJUDA AO RECÉM-NASCIDO, Lisboa

Projeto: “Banco do Bebé”

Projeto desenvolvido por uma equipa multidisciplinar voltada para figuras parentais frágeis, principalmente estrangeiras ou refugiadas, caracterizadas por apresentarem uma ou mais condições disfuncionais de relacionamento, parentalidade, pouca segurança no cuidado com os bebés e fraco apego ao bebé. Os técnicos fornecerão apoio em casa para identificar um plano de intervenção individualizado. O tempo médio de intervenção é de 15 meses, com visitas semanais, realizadas por uma equipa técnica composta por fisioterapeuta, psicopedagogo, enfermeira, assistente social e 25 voluntários.

3 - ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE PARALISIA CEREBRAL DE LEIRIA

Projeto: “Facilitar a autonomia através de novas tecnologias”

Projeto que visa cuidar de crianças com paralisia cerebral através de uma intervenção direta em quatro pontos: terapias alternativas individuais, reforço no cuidado, impacto social da pessoa e possibilidade de maior apoio dos cuidadores.

 

Sobre a MAPFRE Seguros:

Em Portugal desde 1986, a MAPFRE Seguros possui uma rede de mais de 100 lojas em todo o País. A nível internacional, a MAPFRE é a maior multinacional de seguros de origem espanhola do mundo, a o terceiro maior grupo segurador na América Latina e líder em Não Vida na região. Com 26 milhões de clientes, emprega 34 mil colaboradores nos cinco continentes em que opera, tendo atingido em 2019 cerca de 28 mil milhões de euros de receitas, com um lucro líquido de 609 milhões de euros.

Para mais informações, consulte www.mapfre.pt.

 

Sobre a FUNDAÇÃO MAPFRE

 

Criada em 1975, a Fundação MAPFRE opera em Espanha, Portugal e outros 31 países da América, Europa e Ásia, organizando a sua actividade em torno de cinco áreas: Ação Social; Seguro e Previdência Social; Cultura e História; Promoção da Saúde; e Prevenção e Segurança Rodoviária. Em Portugal atua desde 2009, com várias ações e projetos no âmbito destas áreas.

 

A Fundação MAPFRE é uma entidade de referência social que promove a visão de que a prevenção é o instrumento mais eficaz para reduzir a sinistralidade e construir uma sociedade melhor.  

 

Sunday the 12th. Câmara de Comércio e Industria Luso Espanhola © 2017 - Joomla Site Templates