O BBVA e o Grupo Pestana SGPS SA, alcançam um marco histórico no mercado de financiamento sustentável  ao realizar a primeira emissão mundial de obrigações verdes no sector hoteleiro, em conformidade os Green Bond Principles (GBP) da ICMA (International Capital Markets Association).

Trata-se de uma emissão de 60 milhões euros a 6 anos, com uma taxa de juro de 2,5%, com a oferta a ser dirigida a investidores institucionais profissionais.

A procura da emissão foi um êxito, superou três vezes a oferta, tendo sido colocada junto de cerca 30 investidores institucionais nacionais e internacionais. 

A agencia de rating Axesor classificou o Grupo Pestana com a nota de “BBB com Outlook estável”, o que o qualifica dentro do grupo restrito de “investment grade”.

A classificação “green bond” (obrigações verdes) foi certificada através da emissão

pela DNV.GL de uma “second party opinion”.

Os fundos levantados com a emissão serão destinados ao refinanciamento de investimentos de carácter sustentável, nomeadamente no“Pestana Tróia Eco Resort”e no “Pestana Blue Alvor”.

Esta operação é uma demonstração relevante do compromisso de responsabilidade meio ambiental do Grupo Pestana, que é líder em Portugal no sector hoteleiro, e ocupa a 116ª posição entre os grandes grupos hoteleiros mundiais.

“ Para o Grupo Pestana, este foi um processo virtuoso em toda a linha  que nos deixou muito satisfeitos. Para além de sermos os primeiros no mercado mundial da indústria hoteleira a fazer uma operação desta natureza, emissão de obrigações verdes, a baixa taxa fixa para um prazo de 6 anos e o rating alcançado são mais um incentivo a perseverarmos no caminho de solidez do Grupo”. afirma José Theotónio, CEO do Grupo Pestana

 

BBVA, Uma referência em financiamento sustentável

Como prova de do seu firme compromisso com a luta contra as alterações climáticas, o BBVA aprovou em 2018 o  “Compromisso 2025, que mobilizará 100.000 milhões de euros até 2025 em financiamento verde, infraestrutura sustentável, empreendedorismo social e inclusão financeira. O banco tem capacidade, conhecimento e experiência para fornecer a seus clientes consultoria superior em soluções de financiamento sustentáveis ​​e está desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento desse mercado.

2018 provou ser o ano de consolidação de títulos verdes, sociais e sustentáveis. Como emissor o BBVA, viu aprovada a emissão de títulos sustentáveis ​​vinculados aos ODS das Nações Unidas e concluiu com êxito as emissões verdes inaugurais do BBVA na Espanha e no México e a primeira obrigação deste tipo do BBVA Garanti. Como agente de estruturação e colocação, o BBVA manteve a liderança neste mercado participando como bookrunner em 13 operações

 

Sobre o Grupo Pestana

Com um percurso de mais de mais quatro décadas de sucesso, o Grupo tem e gere mais de 90 hotéis em Portugal e no estrangeiro, onde se dedica a proporcionar aos seus hóspedes ‘the time of your life’.

Na hotelaria, o seu principal negócio, opera com quatro marcas: Pestana Hotels & Resorts, Pestana Collection Hotels, Pestana Pousadas de Portugal e Pestana CR7 Lifestyle Hotels. Presente em 15 países, tem mais de 11.500 quartos disponíveis na Europa, África e América e uma equipa global de sete mil colaboradores, sendo o maior grupo hoteleiro multinacional de origem portuguesa. Com o objetivo de oferecer produtos completos e mais atrativos, o Grupo opera ainda em outas áreas de negócio: hotelaria, imobiliário turístico, turismo vacacional, golfe, casinos, indústria e serviços.  

Fechou 2018 com um volume de negócios consolidado de 434,2 ME, um EBITDA de 150,6 ME e um volume de investimento de 100 Milhões de euros.

Em 2019 o Grupo Pestana atingirá a marca dos 100 hotéis, com abertura do seu primeiro hotel em Nova Iorque, no âmbito de um plano de plano de crescimento intenso, que conta com 15 novos investimentos anunciados, nos próximos 3 anos.

Wednesday the 16th. Câmara de Comércio e Industria Luso Espanhola © 2017 - Joomla Site Templates