Um dia de solenidade e de celebração para a comunidade espanhola em todo o mundo, o 12 de outubro, o Dia Nacional de Espanha. Um dia de comoção, especialmente para os espanhóis que residem fora do país, como referiu a nova embaixadora colocada em Portugal, Marta Betanzos, e que fez questão de cumprimentar todos os cerca de 600 convidados que afluiram ao Palácio Palhavã, para o tradicional convívio do dia 12 de outubro para a comunidade espanhola.

No seu discurso durante o primeiro ato oficial da nova embaixadora em Portugal, Marta Betanzos referiu ainda o grande envolvimento histórico, cultural e institucional que tem marcado a vida dos dois países ibéricos, bem como com outros países parceiros, relacionamento que tem sido “testemunhado” pelo Palácio de Palhavã, residência dos embaixadores espanhóis no território português.

 

 

“Momento especialmente doce” das relações ibéricas

As relações entre os dois países é fortalecida também pela comunidade espanhola residente em Portugal, nomeadamente a nível económico, através das mais de 1.800 empresas espanholas instaladas em Portugal, bem como através da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola (CCILE), ou ainda através do ensino, pois, como relembrou a embaixadora, existe um grande universo de alunos e professores espanhóis em Portugal. Todos são “protagonistas, que merecem os parabéns” e que diariamente fazem recordar a importância de Portugal para o país vizinho.

Citou ainda palavras do escritor José Saramago, já desaparecido, mas que ficará para sempre ligado ao estreitamento das relações ibéricas e que ganhou há precisamente 20 anos o Prémio Nobel da Literatura, sobre a aproximação e o conhecimento mútuo que devem nortear as relações entre os dois povos ibéricos. Pilar del Río, presidente da Fundação Saramago, foi uma das personalidades presentes no evento, onde estavam ainda banqueiros, como Nuno Amado, ou António Vieira Monteiro, entre muitas outras individualidades portuguesas e espanholas, como José Ramón Bauzá, senador e ex-presidente da Comunidade Autónoma das Baleares.

A nova embaixadora, que defende uma maior presença de temas ligados  a Portugal nos meios de comunicação social em Espanha, sublinhou o “momento especialmente doce” das relações institucionais e empresariais entre os dois países, referiu, perante uma plateia de centenas de convidados ligados aos dois países, dos meios militar, diplomático, governamental, empresarial, cultural e social.

 

Fotos: Sandra Marina Guerreiro/ Actualidad€

Thursday the 15th. Câmara de Comércio e Industria Luso Espanhola © 2017 - Joomla Site Templates