Mochilas de Esperança levam material escolar a crianças em Moçambique

 

A recolha de donativos associada ao movimento Giving Tuesday decorre de 3 a 6 de dezembro em vários locais do país.

 

No seguimento do projeto de solidariedade e apoio às famílias moçambicanas afetadas pelo ciclone Idaí, onde foram entregues 5.000 mochilas, a EDP, o Grupo Águas de Portugal e a Lusíadas Saúde voltam a juntar-se para organizar as Mochilas Esperança. Desta vez, a iniciativa destina-se a apoiar as crianças da região do Dondo no arranque do novo ano letivo, que se inicia em fevereiro de 2020.

Para compor as Mochilas Esperança, que serão entregues através da ONG portuguesa APOIAR – Associação Portuguesa de Apoio a África, vão ser recolhidos os seguintes materiais:

  • 2 cadernos A4 ou A5 (1 pautado e 1 quadriculado) 
  • 1 estojo (borracha, afia, lápis e caneta) 
  • Conjunto de 6 ou 12 lápis de cor 
  • 1 escova e 1 pasta de dentes 
  • 1 sabonete 
  • 1 caneca de plástico/alumínio e 1 colher de sopa

 

Este conjunto de bens, que representa um apoio ao regresso à normalidade, tem por objetivo reforçar a esperança na educação e no futuro das crianças moçambicanas. A esta segunda fase do projeto juntou-se a Junior Achievement Portugal (JAP) que está a reunir, em diversas escolas portuguesas, mensagens inspiradoras que serão entregues juntamente com as Mochilas Esperança às crianças nas escolas de Moçambique.

Enquadrada pelo espírito do movimento Giving Tuesday, a recolha inicia-se a 3 de dezembro e decorre até ao dia 6. O kit deve ser entregue com todos os artigos que depois serão colocados dentro das mochilas.

 

Comemorado intencionalmente na primeira terça-feira após o Black Friday e alimentado pelo poder das redes sociais e da colaboração, a Giving Tuesday inspira milhões de pessoas em todo o mundo a dar a cara e a retribuir às causas e aos problemas que são importantes para cada um. O objetivo é criar uma onda massiva de generosidade que dure para além do dia da Giving Tuesday e que atinja todas as pessoas do planeta, sob o mote Dar para Mudar.

 

Com a chegada do Natal, chega também o espírito de ajuda e de solidariedade tão característico dos portugueses. A EDP não podia ficar indiferente a este movimento e no dia em que se celebra o voluntariado, 5 de dezembro, vai promover um encontro sobre o tema.

Este encontro intitulado “Ninjas da Mudança” realiza-se no edifício da EDP, na Avenida 24 de julho, 12, no dia 5 de dezembro, às 18h00, e conta com a presença de diversos oradores que vão abordar esta temática de perspetivas diferentes:

  • Zé Pedro Cobra, humorista e contador de histórias
  • Rita Piçarra, CFO da Microsoft
  • Maria Cordoeiro, Psicóloga/ Projeto Não Vamos Esqueças
  • Simão Oom, Diretor de Operações da Just a Change

 

A entrada é livre, mas requer a confirmação de presença na plataforma Eventbrite. Quem se ‘atrever’ a assistir pode ainda levar um kit de material escolar e assim ajudar Moçambique.

 

Consulte aqui onde pode ser feita a entrega dos kits, entre os dias 3 e 6 de dezembro. 

 

Friday the 6th. Câmara de Comércio e Industria Luso Espanhola © 2017 - Joomla Site Templates